Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Os fabricantes de smartphones não estão a ter uma vida fácil e de facto podemos dizer que se preparam para atravessar uma situação muito tomb. Agora e a reforçar ainda mais esta ideia está um novo estudo da Canalys De acordo com as últimas informações, os envios de smartphones para distribuição caíram 6%no terceiro trimestre de 2021 comparativamente ao que aconteceu em2020 Curiosamente isto acontece depois do mercado ter assistido a um crescimento de 27%no primeiro trimestre de 2021 e 11%no segundo! A razão disto não é não haver poder de compra nem vontade. É a escassez de componentes cada vez mais evidente! Assim podemos ter um Natal de 2021 sem smart devices nas prateleiras das lojas!

Natal de 2021 pode ser sem smart devices! Escassez aumenta!

Claro que com a escassez de chips os fabricantes não conseguem enviar tantos mobile phones para distribuição. Ora o grande perdedor do terceiro trimestre de 2021 foi a Xiaomi No entanto, com a Apple aconteceu o contrário. É que o canal de distribuição da Apple funciona realmente bem e graças a isto e ao facto de ter todos os componentes ao dispor recuperou a segunda posição nos rankings e passou de 12 a 15%. Curiosamente isto rise depois das informações que davam conta de muitos cortes na produção do iPhone 13.

A Samsung continua a ser o maior fabricante de smart devices do terceiro trimestre com uma participação de 23%. A mesma do ano passado. Já a Vivo e a Oppo subiram um pouco.

Entretanto, a Canalys não é a única empresa a falar da falta de equipamentos no mercado. A Counterpoint também apontou para uma quebra na distribuição que passa dos 9 para os 6%. Isto devido à falta de chipsets.

Mas o que significa isto?

Vai ser muito complicado encontrar-se smart devices nas lojas mais para o last do ano como revela o website AndroidAuthority De facto, muitos fabricantes estão a receber menos do que três books das encomendas! Não só as empresas estão a receber menos chipsets como já há outros componentes a faltar.

Quando é que a situação vai normalizar?

De acordo com a Canalys esta situação não se vai resolver muito depressa. Assim em 2022 vão continuar a existir problemas. Eventualmente as coisas só poderão melhorar no last do próximo ano. É sem dúvida uma grande dor de cabeça para fabricantes, mas também para os consumidores que quiserem comprar um novo mobile phone.

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48 K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e devices.

Publicidade

Read More

Author: admin